Realizada desde 2001, a Conferência Anpei de Inovação tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Em 2019, o evento acontece de 25 a 27 de setembro, em Foz do Iguaçu - Paraná, com palestras de especialistas nacionais e internacionais, apresentação de cases de inovação de grandes empresas e instituições, debates, networking, rodadas de negócios e visitas técnicas.

Na atual conjuntura, é evidente o exponencial crescimento do progresso tecnológico. Nesta era das transformações digitais, o desenvolvimento exacerbado da tecnologia acarretou em mudanças aceleradas nos mais diversos e profundos aspectos da sociedade e do mercado. Diante da intensidade dessa aceleração, presencia-se uma disruptura na forma de se fazer negócios. Assim, para sobreviver no mercado da conectividade, é imprescindível que as organizações adotem uma abordagem estratégica para tratar da inovação.

A inovação, como uma ponte entre o presente e o futuro, caracteriza-se por ser um processo de transformação de novas ideias em valor. Assim, a prática de inovar é o grande motor dos ciclos de evolução da indústria, mercado e sociedade, e responsável pela maior parte da produtividade, crescimento e desenvolvimento mundial a longo prazo.
Nesse contexto veloz, novas estratégias e novos atores surgem constantemente num ecossistema cada vez mais conectado, e trazem a oportunidade de olharmos para a inovação em tom de desafio a fim de desbravar novamente como fazer e capturar valor.

Como inovar a inovação? O termo Inovação X.0 é uma leitura dessa conjuntura em constante progresso. A enorme velocidade com que ocorrem as mudanças torna o ato de numerar as (re)evoluções quase imediatamente obsoleto, já que o processo assume constantemente novas características. Assim,  face à necessidade de compreender a estratégia de inovar de uma nova maneira, muito além do conceito de Indústria 4.0, o intuito da Conferência 2019 é oferecer um olhar que compreende a velocidade com que o futuro se aproxima.

Para que se possa inovar a inovação em sua plenitude, é preciso abordá-la com foco em temas globais, porém centrais. Assim, serão abordados as seguintes proposições:

Com o tema Inovação X.0 - As (re)evoluções da sociedade e mercados, a Conferência Anpei de Inovação 2019 pretende debater os seguinte temas:

Inovação em Modelo de Negócio

Para o empreendedor, a mudança tem sido radical na forma de se fazer negócios. Embora nem toda inovação de modelo...

+ Leia mais

Inovação com Base Tecnológica

A inovação dos processos tecnológicos é a mais visada e reconhecida, responsável por 80% do valor econômico...

+ Leia mais

Inovação para Impacto Social e Ambiental

O avanço tecnológico também altera indiscutivelmente a forma de se relacionar socialmente...

+ Leia mais

Ecossistemas de Inovação

A inovação não ocorre de forma isolada e requer um conjunto bastante diversificado de stakeholders...

+ Leia mais

Indústria X.0 - As (re)evoluções que transformam a sociedade e mercados é o tema central que será debatido durante a Conferência ANPEI de Inovação 2019, que será realizada de 25 e 27 de setembro de 2019 em Foz do Iguaçu.
Para tanto, serão realizadas palestras com especialistas nacionais e internacionais que irão falar sobre tendências que irão ajudar as empresas e instituições brasileiras a perceber a inovação por um outro foco.
Além da grande troca de conhecimento e conexões proporcionados durante a Conferência, as empresas também poderão ccompartilhar suas experiências na sessão de apresentação de cases.
Essa é uma oportunidade para todos - empresas, governo, academia e sociedade. Juntos, esses atores podem fortalecer a agenda nacional que fomenta o investimento privado em inovação e os auxiliam na busca por vantagens competitivas para atuar local e globalmente.

Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras

 

Conferências anteriores

Com 78 sessões e 199 palestrantes, a última edição da Conferência Anpei de Inovação reuniu 1592 pessoas nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2017 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desse público, 52% eram representantes de empresas, 22% de agências do governo, 17% de ICTs e 9% de outras entidades.

Itinerante, o evento é realizado em diversas cidades de diferentes Estados, dada a abrangência nacional da Anpei. Em anos anteriores, as cidades contempladas com os respectivos temas foram:

A missão da Anpei

A Anpei - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras - atua há mais de 30 anos com o ecossistema de inovação e possui expertise nesta nova dinâmica mundial de modelos de interação entre os principais atores, destacando-se como uma rica fonte de aprendizado, networking e articulação.

Dentre suas ações, estão o estímulo a debates com a iniciativa privada, o governo e instituições científicas e tecnológicas para traçar melhores políticas e práticas para fomentar a inovação no país. A Anpei acredita que esse é o caminho para que o Brasil se conecte com o mundo e participe, ativamente, tanto das cadeias nacionais e internacionais de ciência, tecnologia e inovação, quanto em diferentes mercados, gerando produtos e serviços de alto valor agregado.

PATROCINADORES